Planejamento Tributário

Os tributos são comumente associados às maiores dores de cabeça, mas a verdade é que não precisa ser assim. O planejamento tributário realizado por contabilidade especializada, com monitoramento jurídico é uma ação necessária para realizar o enquadramento do seu negócio no melhor regime de tributação. Portanto, trabalhamos para oferecer apoio ao serviço de assessoria contábil da sua loja, a fim de garantir a menor carga tributária e os benefícios fiscais cabíveis.

Mas como lidar com os tributos em lojas de materiais de construção sem ao menos quais são eles? É por isso que elaboramos uma lista com os principais tributos incidentes: ICMS; IRPJ; Impostos Previdenciários; CSLL; COFINS; PIS.

E os tipos de regimes tributários: Lucros Real; Presumido e Simples Nacional.

E já que restou mencionado o Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples Nacional, faz sentido que você entenda qual o regime de tributação melhor se aplica ao seu negócio. Existe um regime ideal para todo tipo de empresa. Seja ela uma empresa que fatura pouco, a que fatura muito ou uma que fatura moderadamente.

A área de construção civil movimenta também uma considerável quantidade de materiais. Tudo isso influencia e eleva a receita bruta.

O Simples Nacional, por exemplo, é um regime tributário compartilhado de arrecadação. Como o nome indica, ele é o regime mais simplificado por meio do pagamento da unificação de vários impostos (guia única ou DAS). É nele também onde se pode oferecer benefícios pelas alíquotas reduzidas. Por essa e outras características, ele se torna ideal para casos em que a empresa não fatura tanto.

Já o Lucro Presumido, Lucro Real, o CSLL e o IRPJ geralmente são aplicados sobre a margem de lucro. Por isso, são mais apropriados caso o faturamento do empreendimento seja maior. No final das contas, o imposto ainda vai subtrair da conta algumas despesas financeiras, operacionais e administrativas.

A nossa consultoria jurídica, por sua vez, apenas mostra o caminho e sugere melhorias. Geralmente, esse serviço engloba análises e elaboração de pareceres, consultas e outras funções teóricas. Entre os principais benefícios estão:

  • maior conhecimento;
  • promoção da implementação de mudanças;
  • suporte nas tomadas de decisões;
  • identificação de problemas e sugestões para solucioná-los;
  • exame de viabilidade técnica.

Agora que você já conhece como funciona a assessoria jurídica e a consultoria jurídica DBADV, veja também o nosso catálogo de serviços em destaque para cada uma das nossas frentes de atuação e saiba mais!

CONTE UM POUCO DO SEU CASO

    NOME

    E-MAIL

    TELEFONE

    CONTE UM POUCO DO SEU CASO

    Catálogo de Serviços

    MAIS DETALHES DA NOSSA ATUAÇÃO EM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

    Apesar de caminhar juntos nesse sentido, o Lucro Real e o Lucro Presumido não são iguais. Com o primeiro, a empresa recolhe seus impostos baseando-os no lucro líquido efetivo do mês ou do trimestre. Enquanto isso, o Presumido faz o recolhimento dos impostos com base na presunção do lucro, isto é, de acordo com os aspectos da empresa em questão.

    • Análise do regime tributário atual;

    • Identificação das oportunidades;

    • Orientação ao planejamento tributário elaborado pela contabilidade interna da loja ou terceirizado;

    • Monitoramento da implantação;

    • Patrocínio de demandas judiciais para redução da carga tributária.

    INTRANET